Marli Pó

Marli Pó

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Valor da Soja

Soja é tão eficaz no tratamento dos sintomas da menopausa quanto medicamentos
Este é o resultado de uma pesquisa realizada pela Unicamp e apresentada no final de setembro em um congresso mundial, sobre um composto feito com um alimento feito à base da substância



Por Katia Deutner

O que muitas pessoas já desconfiavam acaba de ser comprovado cientificamente. A soja é tão eficaz no tratamento dos sintomas desagradáveis do período da menopausa e do climatério quanto os medicamentos para a reposição hormonal sintética. As conclusões são de uma pesquisa feita pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com a empresa alimentícia Sanavita e Jocelem Mastrodi Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais.

Fogachos, secura vaginal, dores musculares e articulares e cansaços típicos da menopausa atingem mais de 11 milhões de brasileiras com idade entre 45 e 64 anos, segundo dados do IBGE. “Os sintomas são provocados pela deficiência hormonal, que traz também uma certa atrofia do aparelho genital caracterizada pelo afinamento das paredes genitais, perda de lubrificação e de elasticidade”, comenta o ginecologista César Eduardo Fernandes, professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC e presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Climatério – Sobrac.

O que mais essa população busca são alternativas para aliviar ou pelo menos sumir com esses indesejáveis sintomas. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é uma das saídas, mas não é bem vista por muitas das mulheres. A alternativa então seria uma alimentação à base de soja, que é natural e sem contra-indicações.

Nenhum comentário: