Marli Pó

Marli Pó

quinta-feira, 30 de abril de 2009

De 3 em 3....funciona mesmo!!

Hora certa para emagrecer
Melhor do que perder peso privando-se do que gosta é livrar-se dos quilos extras comendo de tudo. A reeducação alimentar é a regra principal da dieta das 3 horas
Por Priscila Gorzoni
Fotos: Símbolo Imagens
Jorge Cruise, autor de A dieta das 3 horas, ed. Best Seller, sentiu na pele o desconforto e as dificuldades causadas pelo excesso de peso. Desde a infância, lutou contra o preconceito e os apelidos maldosos que lhe colocavam na escola. Como muitos gordinhos, ele testou todas as dietas possíveis e imaginárias, indo da sopa de repolhos a uma semana só comendo abacaxis, até descobrir que esses regimes o faziam perder peso rapidamente, mas engordar em dobro a longo prazo. Afinal, como explica em seu livro, o ideal é comer de tudo, principalmente o que se gosta, e perder um quilo por semana.


Decidido a encontrar a dieta perfeita, Cruise estudou e fez contatos com os profissionais mais renomados da área de saúde e fitness da Universidade da Califórnia, membros do Dartmouth College e o American College of Sports Medicine. Além da ajuda de especialistas, ele formou uma rede de mais de três milhões de clientes que lhe relatavam o que sentiam, o que ingeriam e como foram perdendo peso. Essa experiência o ajudou a conhecer tudo sobre o efeito dos alimentos no organismo e o funcionamento do metabolismo humano.

Foi assim que concluiu que não podemos ficar mais de três horas sem nos alimentar. "Nossa glicemia (taxa de glicose no sangue) geralmente começa a declinar após quatro horas de intervalo entre as refeições e esta dieta não deixa isso acontecer, evitando a sensação de fome, além de gastar mais calorias, com a ETA (energia térmica dos alimentos) por se alimentar diversas vezes ao dia", explica a nutricionista Fabiana Casé, da Clínica Terapêutica Harmonya, no Rio de Janeiro. Passadas as três horas sem nutrientes, o corpo ativa o mecanismo natural de proteção contra a inanição e faz todo o possível para preservar o tecido adiposo para assegurar sua sobrevivência. Assim, o organismo começa a armazenar gordura e em seu lugar consome o tecido muscular. Mas perder músculos é ruim por vários motivos, sobretudo porque são eles que controlam quantas calorias perdemos quando não estamos fazendo nada.

A dieta das 3 horas tem como pontos básicos a disciplina de comer respeitando esse intervalo de tempo, não ultrapassar a pontuação estipulada e manter sempre o pensamento positivo e voltado para o sucesso. Após algumas semanas, o corpo se acostuma com os horários e encontra o equilíbrio.

"Este regime inclui todos os grupos alimentares, em pequena quantidade, e em várias vezes ao dia. Seus benefícios são inúmeros, entre eles o de evitar a sensação de fome, de diminuir o apetite, de oferecer todos os nutrientes e de colaborar para o funcionamento regular do intestino. É uma reeducação alimentar para o resto da vida, que elimina a necessidade de recorrer a dietas radicais", explica Fabiana. Sem contar que o regime promete ser o fim do efeito sanfona. Maravilha, não?
Se você ficou interessada e quer colocar em prática, experimente o cardápio de uma semana elaborado pela nutricionista, que você encontra nas próximas páginas!

Nenhum comentário: