Marli Pó

Marli Pó

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A História de Superação de Marcelo Luna Surfista de ondas Gigantes

O sonho das ondas gigantes, deixar um legado e ajudar o próximo, essas são algumas das metas que o atleta do surf Marcelo Luna tem em mente.
De família simples, nascido e criado em São Bernardo do Campo, desde cedo conheceu e enfrentou dificuldades Aos 15 anos já andava de skate e uma pessoa próxima o convidou para surfar, foi aí que novos desafios o estimularam e o sonho começou. No primeiro dia de surf as emoções tomaram conta do garoto, entre a sensação e a sintonia com o mar, os “rolas” e as braçadas erradas, o mar mostrou que não é um lugar para brincadeira e Marcelo, sem saber nadar, quase morreu afogado. "Mesmo assim comecei a me apaixonar pelo surf e aprendi a nadar!”, relata Marcelo Luna relembrando tudo de forma divertida e emocionante. O tempo foi passando e a paixão só aumentava, foi então que resolveu ir para outra cidade para viver o surf, morou no Guarujá, litoral paulista e depois em Florianópolis, no litoral do sul do país, onde para sobreviver aprendeu a fazer pratos da cozinha japonesa e ralou muito, mas hoje entende que tudo valeu muito a pena. Durante um tempo deixou o sonho de menino estacionado. Viveu uma vida normal, trabalhou e o surf ficou apenas como hobby. Muitas coisas aconteceram durante este período, sua família, que enfrentava o alcoolismo do pai, foi restaurada, mas o mesmo é acometido por um câncer e veio a falecer em 2012. Ao longo de tantas perdas e mudanças, hoje Marcelo crê que Deus abriu um novo ciclo para que agora ele siga com seu sonho e enfrente as tão sonhadas ondas gigantes praticando o tow-in. Meu Mundo, Meu sonho
O projeto foi desenvolvido principalmente na praia de Nazaré, em Portugal, com objetivo de documentar toda a vida do surfista, além de conseguir surfar a maior onda do mundo. “Sempre gostei de onda grande. Surfei muitos anos como amador e, de uns dois anos e meio para cá, me especializei. Como ondas grandes exigem muito preparo, busquei treinamento, aprimorei minha capacidade física e pulmonar, e hoje sou especializado na modalidade Tow-In", conta Marcelo. O atleta ainda conta que o surf foi de extrema importância para a vida dele, já que o tirou do envolvimento com drogas e o levou para o esporte, conquistando a qualidade de vida. Para ajudar outros jovens que possam passar pelas mesmas dificuldades, Marcelo idealiza um projeto de conscientização e noções básicas para a prática do Tow-In na represa Billings, em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista. O Pico em Nazaré.
Oportunidades apareceram, e começava então a tomar forma o seu tão sonhado desejo. Na sua primeira estada em Nazaré, não poderia estar em melhor companhia, Marcelo estava ao lado de alguns dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo. A convite do seu mestre e considerado seu "padrinho das big wawes", o conhecido Alemão de Maresias, Marcelo segue para Nazaré, em Portugal, para conhecer um dos picos mais sinistros hoje no Big Surf. Ao lado do seu mestre e toda a equipe Red Bull, teve sua primeira experiência e logo em seguida, já começou a se organizar para voltar a Nazaré e se dedicar ao seu tão sonhado desejo no momento. Não mediu esforços e se cercou de profissionais de primeira linha para poder estar em condições para enfrentar as bombas, ou monstros, como queiram nomear. Em janeiro de 2016, voltou ao pico ao lado do Big Rider brasileiro, considerado "casca grossa", Thiago Jacaré e, juntos, formaram um time e ficaram 30 dias enfrentando as avalanches de Nazaré. Hoje se sente um privilegiado, afinal em apenas seis meses já realizou sonhos que pareciam ser muito distantes, além disso, teve o prazer e a honra de ter surfado ao lado dos ídolos e feras do surf como o Carlos Burle e seu time. "Sou muito grato à Deus por toda essa transformação em minha vida e estar ao lado de todos esses caras que cresci vendo surfar, é uma honra. Agradeço em especial, ao Alemão de Maresias, que considero meu padrinho, pois foi esse cara que me incentivou, acreditou, apoiou e abriu as portas para mim no mundo do surf; ao Thiago Jacaré por confiar na parceria de pilotar para ele em dias difíceis em Nazaré, o que não é brincadeira, já que o pico é realmente perigoso, e escutar elogios e agradecimentos desses caras para mim é uma HONRA!" finaliza, Marcelo Luna. RedChargers – O Oscar do Surf
É um evento realizado para indicar surfistas do mundo todo, que fazem o que amam e enfrentam muitas dificuldades, todos os anos, denominado Mercedes AMG – RedChargers fazem indicações para votação em seis categorias, Marcelo Luna, com apenas 6 meses no mundo do big surf, já foi indicado como Excellenceawardentry no RedChargers http://redchargers.com. Esse evento é considerado o Oscar do Surf e o anfitrião é o surfista Garret McNamara, e acontece em Nazaré, Portugal.

Nenhum comentário: