Marli Pó

Marli Pó

sexta-feira, 10 de abril de 2015

10 anos de Campanha Diga Não à Leishmaniose. Um legado de Clodovil.

A ação conscientiza a população sobre a importância de combater a doença, considerada um grave problema para a saúde pública
Há 10 anos, a campanha “Diga não à Leishmaniose” vem alertando a população brasileira sobre a importância de combater uma doença que cada vez mais avança no país: a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar. Neste período, a ação atingiu milhares de brasileiros e vidas puderam ser salvas por meio da conscientização, informação e prevenção a esta patologia, que já é considerada um grave problema para a saúde pública. Idealizada e coordenada por Marli Pó, assessora de imprensa e amiga de Clodovil Hernandes, a campanha nasceu a partir da suspeita de que Grande Otelo, um filhote negro da raça pug que Clodovil havia dado de presente a Marli, estaria com leishmaniose. “Lembro como se fosse hoje, quando o telefone tocou em casa e Clodovil falou da necessidade do Otelo ser investigado sobre uma doença que eu nunca ouvira falar, e que infelizmente ainda não é tratada com a devida importância”, destaca Marli. “Os cães do Clodovil, pais de Otelo, haviam contraído a doença em Ubatuba. Como Otelo, mascote da campanha, viera de lá uns meses antes, existia a suspeita. Felizmente, o resultado dos exames deu negativo”. Desde então, Marli passou a pesquisar sobre a doença e os métodos de prevenção.
A leishmaniose visceral é transmitida por um mosquito-palha aos cães e ao homem, sendo fatal para os animais e podendo causar aos humanos uma série de alterações nos rins, fígado, baço e medula óssea, levando também ao óbito, se não diagnosticada a tempo de ser tratada. A patologia é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo, atrás da malária. Na América Latina, o Brasil registra 90% dos casos e apresenta, por ano, 4 mil novas incidências em humanos e aproximadamente 200 óbitos. Em algumas regiões do país, os números apontam que a leishmaniose mata mais do que a dengue. Pesquisas estimam que nas áreas endêmicas, para cada humano doente existam 200 cães infectados. No caso dos cães que contraíram a doença, a eutanásia tem sido recomendada no país, para controlar seu avanço. A campanha “Diga não à Leishmaniose” existe com o objetivo de salvar vidas. Muito já se fez para a conscientização sobre a doença, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Vários eventos já foram organizados na intenção de alertar cada vez mais pessoas e a campanha recebe o apoio de diversos artistas conceituados e de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Rotary Saúde. Nesta caminhada, a campanha também vem contando com o apoio da coleira Scalibor, que diminui o risco do cão ser infectado por combater o vetor da doença, auxiliando na prevenção e no controle do avanço desta zoonose. Em 2015, ano em que a campanha comemora seus 10 anos, ela lança o “Projeto Scalibor”, que busca alertar os proprietários de cães para encoleirarem seus animais, uma vez que a única forma de combater a leishmaniose visceral ainda é a prevenção "Falar da campanha, é como falar de um filho, literalmente, pois ela foi desejada e gerada, em razão de uma vida que poderia ter partido, mas que foi salva. Desde que Otelo foi diagnosticado negativo, ele e todos os cães do Clodovil passaram a usar a coleira Scalibor, como uma forma de prevenir a leishmaniose", lembra Marli. Para este ano, diversos eventos já estão programados junto aos apoiadores da campanha, com o objetivo de que uma grande conscientização se faça em todo o Brasil. O primeiro será o IV Multirão da Saúde e cidadania - Rotary Day, que acontecerá no próximo domingo, dia 12, junto ao Rotary Club, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, das 9 às 16 horas.

Quer saber mais sobre a leishmaniose? Participe da palestra na Vila Mariana.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Evento inédito de Graffite Writers acontece neste domingo em São Bernardo do Campo - SP

INTIME GRAFFITI WRITERS 2015 O que é o In Time? O In Time é um projeto que usa o skate, esportes de ação e a cultura urbana como ferramenta de transformação social e cultural. Surgimos com o objetivo de gerir e idealizar eventos; unindo esportes como skate, surf, BMX, patins, slackline, com a cultura urbana e alternativa, promovendo toda diversidade artística que envolve a alma desse estilo de vida, como: a música, o graffiti, a fotografia, o breaking e muito mais. E o In Time Graffiti Writers? Alinhado com a visão do In Time, este evento é voltado para o público que curte o Graffiti em seus diversos segmentos, apresenta um formato inovador, desde o suporte usado para a pintura, o local e até a forma de participação dos artistas. O evento In Time Graffiti Writers, surge com a proposta de trazer a cultura do Graffiti em suas raizes culturais, onde escrever (ou desenhar) o próprio nome com letras garrafais (Graffiti Writers) dentro de um movimento urbano, (Hip-Hop), deu início a um movimento ártístico ainda maior que se espalhou pelo mundo em diversos formatos. O Graffiti, ainda, pode ser visto como um instrumento de transformação social, que muda a rotina cinza das cidades, seja através de suas formas e cores ou através da amizade de quem os cria! A proposta é "democrática" os participantes deverão se inscrever por e-mail com pelo menos uma foto de um trabalho realizado e caso haja um número maior de inscritos do que os espaços e kits disponíveis, háverá sorteio, onde só os inscritos que estiverem presentes participarão. Para participar não é necessário ser um "profissional" ou veterano, o evento é aberto a todos que já tiveram algum contato com o Graffiti. A ação ocorrerá em uma praça pública e o suporte usado será o plástico filme (PVC) envolvendo duas árvores, criando assim "muros" transparentes e de face dupla, onde a tinta spray adere normalmente. (Após o evento os plásticos serão descartados) A estrutura criada para o evento atenderá os Escritores de Graffiti (Graffiti Writers) fornecendo aos participantes um Kit-Pintura (contendo os materiais necessários para realizar a pintura no espaço proposto, camiseta, e corão chaveiro) Contamos tabém com uma equipe (staff) preparada para atender qualquer necessidade prevista na estrutura. “InTime Graffiti Writers” Mostra de Graffiti em local público Local - Praça Quinzio Jullio Rossi, s/n - São Bernardo do Campo – SP Dia 05/04/15 das 09 as 17hs Informações com Marli Pó através do e-mail marlipress@gmail.com celular-9 9703-6791 ou 9 7135-7023